"SE SOUBERMOS O QUE SENTIMOS, JÁ TEREMOS MEIO CAMINHO ANDADO".

"Alice no país das maravilhas"

Alice , perdida na floresta , vira-se para o gato invisível e pergunta : "Você pode me ajudar ? " Ele responde : "Claro" . Ela fala : "Para onde vai esta estrada ?" O gato diz : "Para onde você quer ir ?" Alice responde : "Não sei . Estou perdida." Então o gato conclui : "Para quem não sabe para onde vai , qualquer caminho serve."

terça-feira, 27 de abril de 2010

Conhece-te a ti mesmo

Um guerreiro samurai , conta uma velha história japonesa , certa vez desafiou um mestre Zen a explicar os conceitos de ceú e inferno . Mas o monge respondeu-lhe com desprezo :
- Não passas de um bruto ... Não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia !
Atacado na própria honra , o samurai teve um acesso de fúria e , sacando a espada da bainha ,berrou:
- Eu poderia te matar por tua impertinência .
- Isso - respondeu calmamente o monge - é o inferno .
Espantando por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara , o samurai acalmou-se , embainhou a espada e fez uma mesura , agradecendo ao monge a revelação .
- E isso - disse o monge - é o céu .
A súbita consciência do samurai sobre seu estado de agitação ilustra a crucial diferença entre alguém ser possuído por um sentimento e tomar consciência de que está sendo arrebatado por ele .
A recomendação de Sócrates - "Conhece-te a ti mesmo" - é a pedra de toque da inteligência emocional : a consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem .
Á primeira vista, pode parecer que nossos sentimentos são óbvios; uma reflexão mais demorada nos lembra das vezes em que fomos muito indiferentes ao que de fato sentimos sobre uma coisa , ou quando tarde demais nos demos conta desses sentimentos .
Autoconsciência e Compreensão !!! Opção de não agir movido pela raiva , mas a opção extra de tentar livra-se dela !

Retirado do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman.

2 comentários:

  1. Descobrimos nós mesmo a cada momento vivido. Ainda não sei se um dia eu mesma saberei quem sou por inteiro. Prestar atenção é de suma importância. Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  2. ... é por isso, Vivi, que em meu PERFIl, disse ser hoje, mais conhecedora de mim mesma. Hoje sou capaz de respirar fundo e avaliar as consequências de meus atos. Hoje sou capaz de moldar meu espírito e personalidade sem medo ou arrogância. Hoje sou mais humilde e sei reconhecer meus erros e defeitos. E quem não erra ou não tem defeitos? Para corrigir o erro - pede-se DESCULPAS, para suprimir os defeitos, tira-se proveito da lição recebida e se os CORRIGE! Aos poucos vamos nos conhecendo melhor e dessa forma podemos caminhar desviando os obstáculos e ABRIR CAMINHO para a FELICIDADE! Amo vc, minha querida! bjs da tia C.Helena

    ResponderExcluir