"SE SOUBERMOS O QUE SENTIMOS, JÁ TEREMOS MEIO CAMINHO ANDADO".

"Alice no país das maravilhas"

Alice , perdida na floresta , vira-se para o gato invisível e pergunta : "Você pode me ajudar ? " Ele responde : "Claro" . Ela fala : "Para onde vai esta estrada ?" O gato diz : "Para onde você quer ir ?" Alice responde : "Não sei . Estou perdida." Então o gato conclui : "Para quem não sabe para onde vai , qualquer caminho serve."

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gerenciando pensamentos e emoções ...

Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. A alguns faltam o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam para sobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranqüilidade e da felicidade.
Que pão falta em sua vida?
Quando o homem explorar intensamente o pequeno átomo e o imenso espaço e disser que domina o mundo, quando conquistar as mais complexas tecnologias e disser que sabe tudo, então ele terá tempo para se voltar para dentro de si mesmo. Nesse momento descobrirá que cometeu um grande erro. Qual?
Compreenderá que dominou o mundo de fora, mas não dominou o mundo de dentro, os imensos territórios da sua alma. Descobrirá que se tornou um gigante na ciência, mas que é um frágil menino que não sabe navegar nas águas da emoção e que desconhece os segredos que tecem a colcha de retalhos da inteligência.
Quando isso ocorrer, algo novo acontecerá. Ele encontrará pela segunda vez a sua maior invenção. A roda ? Sim, só que dessa vez será a roda da emoção. Encontrando-a, ele percorrerá territórios pouco explorados e, por fim, encontrará o que sempre procurou: o amor, o amor pela vida e pelo Autor da Vida.
Ao aprender a amar, o homem derramará lágrimas não de tristeza, mas de alegria. Chorará não pelas guerras nem pelas injustiças, mas porque compreendeu que procurou a felicidade em todo o universo e não a encontrou. Perceberá que Deus a escondeu no único lugar em que ele não pensou em procurá-la: dentro de si mesmo.
Nesse dia, sua vida se encherá de significado e uma revolução silenciosa ocorrerá em seu espírito: a soberba dará lugar à simplicidade, o julgamento dará lugar ao respeito, a discriminação dará lugar à solidariedade, a insensatez dará lugar à sabedoria.
Mas este tempo ainda está distante. Por quê?
Porque nem sequer descobrimos que a pior tristeza humana se encontra no solo da emoção. O homem sonha em conquistar dias felizes, mas não sabe conquistar a felicidade.
O sentido da vida se encontra num mercado onde não se usa dinheiro!
Por isso há miseráveis que moram em palácios e ricos que moram em casebres.
A felicidade esconde-se nas coisas simples.
A felicidade não se encontra no prazer imediato, nem se revela aos que desprezam o futuro e as conseqüências dos seus atos.
A felicidade aprecia gente e cresce em meio aos transtornos da vida.
Precisamos treinar nossas emoções para ser felizes!
Precisamos nos educar para superar as perdas e frustrações!
Caso contrário nossas emoções nunca serão estáveis e nem capaz de contemplar o belo nos pequenos eventos da rotina diária.
Você contempla o mundo a sua volta?
Somente alguém plenamente feliz e em paz é capaz de gerenciar seus pensamentos e fazer de uma pequena flor um espetáculo aos seus olhos.
Pensemos nisso e sejamos o autor de nossa história!
Não podemos apagar o filme da nossa vida, mas podemos sim reeditá- lo.
Não conseguiremos quem sabe mudar a nossa personalidade, mas é possível treinar a nossa emoção para ser feliz.
Sejamos como um sábio, reconhecendo nossos erros.
Devemos ser eternos aprendizes da vida.
A vida é bela e delicada, cuidemos carinhosamente dela!

Do livro “Você é Insubstituível” de Augusto Cury.