"SE SOUBERMOS O QUE SENTIMOS, JÁ TEREMOS MEIO CAMINHO ANDADO".

"Alice no país das maravilhas"

Alice , perdida na floresta , vira-se para o gato invisível e pergunta : "Você pode me ajudar ? " Ele responde : "Claro" . Ela fala : "Para onde vai esta estrada ?" O gato diz : "Para onde você quer ir ?" Alice responde : "Não sei . Estou perdida." Então o gato conclui : "Para quem não sabe para onde vai , qualquer caminho serve."

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Foi há apenas um momento"!

“Foi há apenas um momento ”!

Ouvi essa frase ontem de um dos participantes do nosso curso de crescimento pessoal aqui na reserva ecológica da Serra do Japi, em Jundiaí, São Paulo.

E comecei a me dar conta de que todas as coisas importantes em nossas vidas são decididas em momentos muito curtos, flashes, capazes de alterar o curso de nossa história.

O momento em que se juntam as células de pai e mãe e formam a primeira célula do bebê. A vida que se forma em apenas um momento.

Aquele dia em que chego em casa cansado, depois de mais de 12 horas entre reuniões, trânsito e algumas dificuldades, ao abrir a porta, me vejo com a boca pronta para reclamar, lamentar, quase que automaticamente: “Nossa, hoje foi difícil, fiquei 2 horas no trânsito, estou com as pernas doendo...” e por aí vai.

E, naturalmente a primeira pessoa que me ouve, imediatamente começa a numerar suas dificuldades, o quanto ela também está cansada e sem perceber, entramos em uma competição para provar o dia de quem foi mais duro.

E é em apenas um momento que tudo isso muda, quando ao abrir a porta, mesmo com vontade de reclamar, por um segundo escolho ficar em silêncio e dizer apenas: “Tudo bem amor? Comigo está tudo muito bem.”. E percebo as próximas horas, onde tomamos banho, fazemos o jantar, vemos um seriado na televisão, lemos, ouvimos música, e tudo corre muito bem. Nem um segundo foi desperdiçado com o lamento. Apenas foi feito o que devia ser feito.

Costumo orientar executivos e líderes de grandes empresas em processos de Coaching e é comum ouvir também: “Foi apenas há um momento ”.

“Toda a minha vida estive nesta empresa e me dedico 10 horas por dia. Já não me lembro o que realmente gosto de fazer e nem acho que isso seja possível. E parece que foi um momento atrás quando passei por aquela porta pela primeira vez, há 30 anos”

E em cada sessão nos vemos juntos em momentos como esse, de decisão. E algumas pessoas retornam uma semana depois, ou três meses depois a um de nossos treinamentos e dizem: “Foi tudo tão corrido, tanta coisa para fazer, que não tive tempo de parar para pensar em meu sonho, em meu projeto”.

E os meses, e os anos se passam, e nada é construído.

De quanto tempo no fundo precisamos para parar e pensar no que estamos fazendo? Se perguntar: “É disso que realmente gosto? Essa pessoa me faz bem? Como vou cuidar de minha saúde também? Estou trabalhando por medo de ficar sem nada ou por amor ao meu sonho?

Duas horas de uma sessão de coaching, dois dias de treinamento aqui na Serra do Japi, cinco minutos à beira de sua cama antes de dormir ou apenas os primeiros momentos logo após abrir os olhos pela manhã. “O que eu estou fazendo? O que eu realmente gosto? A quem eu preciso dar mais atenção? Quais as coisas realmente importantes para mim, não para os outros?”.

Perguntas simples e corajosas. Um momento, um piscar de olhos, que pode decidir se nos próximos 30 anos de sua vida você estará dormindo ou acordado. Acordado para a verdadeira vida.

Eu convido você a parar onde está, respirar cinco vezes profundamente, e se fazer essas perguntas agora.

E ouse ter a coragem de ouvir a resposta. Pois ela sempre vem, de algum lugar bem fundo em você mesmo. Ela sempre esteve com você.

E se você não tiver um momento agora, podemos conversar novamente em trinta anos.


*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.
Fale com ele escrevendo para:
nicolai@iluminattabrasil.com.br
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 403ª Edição

Compartilhando o que leio !

Pais e Filhos ... Companheiros de viagem ...

“Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vem através de vós, mas não de vós.
E, embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos.
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas.
“Pois as suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho...”
(Khalil Gibran)

Ter um filho é uma decisão que diz respeito a um estilo de vida, é uma nova maneira de viver que vai permanecer para sempre. O filho é uma presença definitiva na vida dos pais.
Quem quer ter um filho sempre deve pensar sobre isso antes.
Porém, se decidir tê-lo, acredite que vale à pena, ter um filho traz prazeres muito especiais, como o seu sorriso, abraços, conversas reveladoras, além da realização.
Ah... E como sou realizada!
Minhas filhas, eu amo vocês totalmente.
Quando vocês nasceram minha vida mudou, ser mãe de vocês é o meu maior orgulho.
Sentir o abraço de vocês é a minha maior paz.
Antigamente quando eu saía de casa, um laço forte me ligava a nossa casa, era a certeza de que vocês estariam lá me esperando,torcendo para eu voltar logo.
Hoje, vocês cuidam das suas vidas, e tem sido a minha vez de ficar em casa, e então agora sou eu que fico torcendo para que vocês voltem logo ou para que nos encontremos em breve.
E me alegro e comemoro cada vez que vocês chegam!
Minha maior alegria, ainda que me impeça de tê-las comigo todos os dias, é vê-las mulheres de sucesso, felizes, amando e sendo amadas.
Vocês são as minhas maravilhosas "companheiras de viagem" nesta vida!!!

Ando apaixonada por minhas filhas... Ao iniciar escrever, só me vêm elas a cabeça ...