"SE SOUBERMOS O QUE SENTIMOS, JÁ TEREMOS MEIO CAMINHO ANDADO".

"Alice no país das maravilhas"

Alice , perdida na floresta , vira-se para o gato invisível e pergunta : "Você pode me ajudar ? " Ele responde : "Claro" . Ela fala : "Para onde vai esta estrada ?" O gato diz : "Para onde você quer ir ?" Alice responde : "Não sei . Estou perdida." Então o gato conclui : "Para quem não sabe para onde vai , qualquer caminho serve."

sexta-feira, 23 de julho de 2010

É tão simples , basta prestar atenção ou perguntar ...

Se você quer agradar alguém, faça algo de que ele goste e do jeito que ele goste, é tão simples...
Ás vezes, as pessoas tentam agradar aos outros da maneira que gostam que lhes agradem. Somos tão distraídos, tão teimosos, e depois ainda nos perguntamos o que fizemos de errado.
Vamos lá a um exemplo do nosso cotidiano:
A Viviane resolveu dar uma presente surpresa ao Marcos. Viviane vai ao Shopping e encontra uma camiseta linda, e ela acha a cara do Marcos. Entrega para o Marcos, ele abre o pacote e diz: “muito obrigado, gostei, que bonita”, mas não gostou muito... O Marcos frustrou-se!
Agora Marcos quer agradar Viviane com um presente e tem uma idéia que ele acha bacana, e convida Viviane para ir ao Shopping, e ao chegarem lá ele diz: “Eu te convidei porque quero te dar um presente e quero que você escolha algo que você gosta”. Viviane fica toda chateada e pensa “que falta de criatividade e romantismo”... Viviane frustrou-se!
A maneira certa de dar um presente é a maneira como aquela pessoa em particular gosta de ganhar presentes, não é lógico isso ?
No caso, o Marcos não gosta de surpresas, enquanto Viviane adora surpresas.
E não somente na "historinha" acima, para quem ainda não prestou atenção ou ainda não me perguntou, eu adoro presentes surpresas, ok ?
Se a intenção é agradar, preste atenção na pessoa que quer presentear, acarinhar.
Outro exemplo tão simples: O casal tem um jantar importante e a esposa com a intenção de agradar ao marido, demora duas horas para se arrumar e ficar bem bonita. Quando saem para jantar, o marido não faz nenhum comentário, não a elogia ,nem olha para a esposa, e é lógico que ela se chateia. Ocorre que o jantar era às 20 horas, a esposa para ficar bem bonita para o marido, ficou pronta somente às 21 horas, e o marido detesta chegar atrasado. Por isso ele irritado não comentou que ela estava bonita. Faltou à esposa perguntar ao marido o que era mais importante para ele, ser pontual ou se colocar bonita. Ele diria: “Por favor, seja pontual”.
(O meu maridinho ao ler este texto disse que é primordial que sejamos pontuais e que eu ainda esteja bem bonita ... rsrsrs ... Eu sempre soube disso, eu já havia perguntado, estamos casados faz 30 anos, e acredito que já nos conhecemos bem).
Com menos esforço a esposa teria agradado mais ao marido.
Por isso sempre agrade a outra pessoa do jeito que ela goste que lhe agradem. Pergunte !
Mais um exemplo: É domingo de manhã, o casal está na cama e a esposa tem uma idéia legal, preparar um prato especial para agradar o marido. Aí ela levanta e passa a manhã na cozinha preparando o almoço. Ao meio-dia, ela chama o marido, feliz da vida. Ele levanta, ainda meio dormindo, senta a mesa com preguiça, como e não faz o menor comentário. E ela fica chateada. O que foi que faltou? Quando a esposa teve a idéia maravilhosa, faltou perguntar a ele: “Meu amor, o que você prefere que eu faça um prato especial para nós ou que eu fique aqui na cama?” Ele iria responder: “Eu prefiro que você fique aqui, está tão gostoso!”.
Com menos esforço, teria agradado mais e não se frustrado.
Se para agradar uma pessoa, você tem que respeitar seu modelo do mundo, fazer do jeito que ela gosta, faça isso , acredito que não custe nada a não ser um bom resultado e a felicidade das duas partes .
E para motivá-la você tem que ir mais além, respeitar seu modelo do mundo, fazer o que ela gosta e ainda ir ao encontro das suas necessidades, vontades, e porque não , desejos e sonhos!
Motivar alguém significa lhe passar vontade e alegria para fazer algo. Mais vontade de estar ao seu lado quem sabe. Mais vontade de lhe dar um beijo, mais desejo, mais amor, mais paixão. Mais vontade de trabalhar , de ajudar , mais vontade para tudo !
E o que move as pessoas? Pense a respeito disso! O que move seu marido? O que move seus filhos? O que move seus pais? O que move seus amigos e irmãos? O que move seus colegas de trabalho?
O que move as pessoas são as suas necessidades. A necessidade de obter algo ou até de evitar algo. Alcançar prazer e alegria ou evitar dor e sofrimento !
Evitar sofrimento !!! Isso é muitooo importante !!!
Pense do ponto de vista da pessoa e descubra o que a sensibiliza, o que ela gosta ,o que ela espera de você.
Se você convidar o Guto (rsrsr é o meu genro) para ir a um bar, talvez ele pense nos compromissos da manhã seguinte e sugira um outro dia. Mas, se você disser a ele que a Brunna (rsrsrs minha filha) por quem ele é apaixonado está naquele bar, ele esquecerá todos os compromissos e irá com você.
Este é um exemplo bem simples de motivar, animar!
E hoje percebemos que as pessoas estão concentradas nelas mesmas, preocupadas com elas mesmas. Para fazerem alguma coisa, querem saber que benefícios terão. A verdade é que as pessoas não estão mais interessadas em nossas vidas quanto gostaríamos que estivessem. Enquanto você está preocupado com o que elas estão pensando de você, elas nem se dão conta...
Se você quiser conseguir algo fale do ponto de vista das pessoas. E isto não é falsidade, falta de personalidade (como sei que alguns irão pensar ...), é sim atenção e carinho para com o outro, é generosidade, é respeito , sinal de boa vontade e bom humor. É tão simples e nos trará tanta paz e tranqüilidade! E tanta paz e tranqüilidade ao outro também!
Precisamos ficar mais atentos as pessoas a nossa volta !!!

(Conclusões das minhas leituras, das minhas buscas...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário