"SE SOUBERMOS O QUE SENTIMOS, JÁ TEREMOS MEIO CAMINHO ANDADO".

"Alice no país das maravilhas"

Alice , perdida na floresta , vira-se para o gato invisível e pergunta : "Você pode me ajudar ? " Ele responde : "Claro" . Ela fala : "Para onde vai esta estrada ?" O gato diz : "Para onde você quer ir ?" Alice responde : "Não sei . Estou perdida." Então o gato conclui : "Para quem não sabe para onde vai , qualquer caminho serve."

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura." Será ?

Sabe quando a gente não fala porque acha que não vale mais a pena?
Muitas vezes achamos que falar não vale mais a pena, porque o que foi dito por nós não mudou o comportamento do outro; nem de forma ostensiva, nem em pequenas atitudes do dia-a-dia. Então a gente vai se sentindo desanimado, cansado de tentar, falar... Falar... E não ter nenhuma “acolhida”.
Acolher o que alguém diz é lindo e simples. Basta ouvir, não ficar na defensiva e nem contar o seu problema ao ouvir o problema do outro. Quem acolhe, só ouve, e basta! Não é preciso dar conselhos, nem explicar opiniões contrárias, nem ser sincero para com o outro (é verdade). É só ouvir atentamente e dizer: “Ah, sim, eu entendo.”, e o outro já vai sentir-se acolhido.
Sentir-se acolhido, significa ser compreendido na hora que precisamos; significa ser recebido e aceito. Isto é fundamental para àquela hora em que nos sentimos tristes, sozinhos, confusos ou bravos. Quando estamos bravos e somos acolhidos, a nossa auto-estima agradece, percebemos que alguém pode gostar da gente mesmo quando demonstramos sentimentos negativos.
A sensação de não ser acolhido só não é pior do que a de ser mal compreendido. Quem já tentou ser assertivo com alguém que ouve tudo como crítica, reage colocando palavras na nossa boca, agredindo verbalmente porque falamos uma coisa e ela entendeu outra, sabe como é difícil.
Uma pessoa que tem a auto-estima baixa pode viver fazendo interpretações equivocadas sobre o que queremos dizer a ela e acabar nos agredindo quando somos assertivos. As pessoas também podem reagir desse modo. É muito importante mantermos a assertividade perto das pessoas assim. Ser assertivo envolve não “entrar” na agressividade do outro e não acreditar na interpretação errônea e discutir isso com ele. Ao sentirmos a agressão não devemos provocar ou alimentar a raiva da pessoa; podemos apenas repetir resumidamente nosso ponto de vista e sair da conversa. Lembremos que é melhor evitar confrontos diretos com pessoas que têm comportamento agressivo, pelo menos no momento em que ela está com raiva, pois será muito difícil chegar a um acordo neste momento. Por outro lado, também devemos evitar agredir quem não nos acolheu ou simplesmente nos ignora.
Assim, vamos ficar atentos ao ditado “água mole em pedra dura...”, pois precisamos perceber quando vale à pena insistir em mudanças. Perante situações ou pessoas importantes para nós , é sempre melhor persistir, pois evitamos nos sentir um "zero a esquerda" por não ter tentado o suficiente .
Mas, se a melhora do relacionamento não depende de nós, pois a pessoa é uma individualista extremada, pare, chega de tentar!
Vamos acender velas para outro santo ! rsrsrs ...

Palavras de uma apostila da minha filha Brunna , que é Psicóloga , e me passou para ler (e aprender) , fala sobre "Ser assertivo" , sobre saber falar e saber ouvir , muito interessante ! Com certeza postarei aqui muitos outros textos desta apostila . As autoras são Fatima Cristina Conte e Maria Zilah da Silva Brandão . É dez !!!

Um comentário:

  1. Ah! Ah! Ah! Li sua postagem com tanta vontade que terminei rindo sozinha!!!! Parabén às autoras desse texto! Parabéns a nós, que já conseguimos fazer isso sem muito sofrimento. A cada dia que passa, mais proveito eu tiro de seu BLOG! Adoro vc, minha querida! Beijinhhos, sua tia e fã nº1,C.Helena

    ResponderExcluir